Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Estratega do Brexit de Boris recebeu 235 mil euros em subsídios... da UE

Entre as suas críticas a Bruxelas estão os "subsídios absurdos".

Estratega do Brexit de Boris recebeu 235 mil euros em subsídios... da UE
Notícias ao Minuto

18:08 - 11/08/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Dominic Cummings

Dominic Cummings é um feroz crítico da União Europeia e um dos homens fortes dos partidários do Brexit, ao ponto de ter sido escolhido por Boris Johnson, atual primeiro-ministro, como estratega para a saída britânica da União Europeia.

Agora, Dominic Cummings está envolto numa polémica, uma que leva os seus críticos a acusá-lo de hipocrisia. A razão? O estratega é co-proprietário de uma quinta britânica, uma que teve direito a um dos subsídios de Bruxelas que Cummings tanto critica, no valor de 235 mil euros.

A revelação foi feita pelo Observer e é notícia hoje na generalidade da imprensa britânica. O The Guardian recorda que entre as críticas de Cummings a Bruxelas está precisamente a atribuição de "subsídios absurdos".

Os 235 mil euros não são o resultado de um único incentivo. São, na verdade, a soma de vários apoios anuais, a rondar os 20 mil euros, durante vários anos das últimas duas décadas. 

Na altura do referendo, Cummings era já um dos mais destacados críticos do Brexit. Foi dele a argumentação - nunca devidamente sustentada - de que o Reino Unido ao sair da União Europeia teria 350 milhões de libras, todas as semanas, disponíveis para o serviço nacional de saúde britânico.

Dominic Cummings é um dos conselheiros de Boris Johnson numa fase crucial do processo de saída britânico.

O novo primeiro-ministro britânico assumiu que, com ou sem acordo, o Reino Unido estará fora da União Europeia a 31 de outubro. A posição de pressão sobre Bruxelas continua sujeita a incógnita. No entretanto, a libra tem sofrido com as incertezas em torno do processo de saída. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório