Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Irão pede moderação na atual crise entre Índia e Paquistão

O Presidente iraniano, Hasan Rohani, pediu hoje ao Paquistão e à Índia que tenham contenção e diplomacia na atual crise na Caxemira, porque, na sua opinião, o conflito naquela região não tem uma solução militar.

Irão pede moderação na atual crise entre Índia e Paquistão
Notícias ao Minuto

13:48 - 11/08/19 por Lusa

Mundo Caxemira

"O problema da Caxemira nunca teve uma solução militar e devemos procurar meios diplomáticos para o resolver ", disse Rohane numa conversa telefónica com o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan.

O Presidente iraniano ressaltou que o seu país "não poupará esforços para manter a paz e a segurança na região e proteger os direitos das nações muçulmanas", segundo um comunicado da presidência.

"Acreditamos que os muçulmanos da Caxemira devem poder usar os seus direitos e interesses legais para viver em paz", acrescentou.

De sua parte, Khan disse que o Paquistão está "profundamente preocupado com a escalada de tensões na região" e considera que o Irão pode desempenhar "um papel positivo na solução do problema da Caxemira".

A nova onda de tensão na região estourou na sexta-feira, quando milhares de pessoas protestaram contra a decisão das autoridades indianas de revogar o estatuto especial que permitia ao estado da Caxemira ter sua própria Constituição, promulgar as suas próprias leis e desfrutar de cidadania regional.

Os protestos foram reprimidos pelas forças de segurança da Índia e cerca de 560 pessoas, líderes políticos, intelectuais, empresários e ativistas separatistas foram detidos.

A Índia e o Paquistão já travaram duas guerras pelo território da Caxemira.

O Governo iraniano, que mantém relações estreitas com a Índia e o Paquistão, ofereceu-se em outras ocasiões para mediar o conflito entre esses dois países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório