Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Pelo menos 57 mortos em explosão de um camião-cisterna na Tanzânia

Pelo menos 57 pessoas morreram hoje de manhã após a explosão de um camião-cisterna próximo da cidade de Morogoro, a cerca de 200 quilómetros a oeste da capital da Tanzânia, Dar es-Salam, anunciou a polícia local.

Pelo menos 57 mortos em explosão de um camião-cisterna na Tanzânia
Notícias ao Minuto

09:53 - 10/08/19 por Lusa

Mundo Morogoro

"Houve uma forte explosão que matou até agora pelo menos 57 pessoas. Trata-se principalmente de condutores de moto-táxis e de pessoas dos arredores que foram roubar o combustível" derramado da cisterna do camião que se despistou num acidente, disse o chefe regional da polícia, Willbrod Mtafungwa, em declarações aos jornalistas.

A explosão ocorreu por volta das 08:30 (horário local, 06:30 em Lisboa) na cidade de Msamvu, na periferia de Morogoro.

Logo depois de o caminhão se ter despistado, os motoristas de "boda-boda" -- moto-táxis - correram para o local para tentar recuperar o combustível, assim como os moradores da cidade.

Foi então que o combustível entrou em combustão, presumivelmente por causa de um cigarro.

"Os corpos foram levados para o hospital", disse o chefe regional da polícia.

No final da manhã, a polícia anunciou a extinção do incêndio.

No local, podiam-se ver moto-táxis destruídos e carbonizados espalhados entre as árvores também marcadas pela explosão, segundo testemunhas entrevistadas, por telefone, pela agência de notícias francesa AFP.

"A região de Morogoro nunca havia experimentado um desastre de tal magnitude, o camião-cisterna virou-se na beira da estrada em Msamvu e o combustível derramou", disse o governador de Morogoro, Stephen Kebwe, em declarações à imprensa no local.

"Mobilizámos todos os médicos do hospital regional de Morogoro para que os feridos possam ser atendidos. Os pacientes que já estavam lá, mas não em estado grave, foram transferidos para outros hospitais" para dar lugar às vítimas da explosão, acrescentou, sem especificar o número exato de feridos.

Este tipo de tragédia não é incomum em África. No início de julho, no centro da Nigéria, pelo menos 45 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas quando a população saqueou um camião-cisterna acidentado, que acabou por explodir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório