Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Luta pelo controlo de Tripoli já provocou mais de 105 mil deslocados

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados denunciou hoje que os combates pelo controlo de Tripoli, na ofensiva militar de abril que visa tomar a cidade do Governo reconhecido internacionalmente, já provocou mais de 105 mil deslocados.

Luta pelo controlo de Tripoli já provocou mais de 105 mil deslocados
Notícias ao Minuto

14:47 - 09/08/19 por Lusa

Mundo Tripoli

Aquela agência da ONU publicou hoje uma mensagem na rede social Twitter referindo que a sua ajuda humanitária só pode chegar a 2.200 das 21.000 famílias deslocadas e que estas "continuam a precisar de apoio, paz e estabilidade".

A Líbia tem sofrido com a instabilidade política desde o derrube e morte de Muammar Khadafi, em 2011.

O marechal Khalifa Haftar, um dos mais poderosos chefes militares do país e cujas tropas controlam a maior parte da Líbia e a totalidade das jazidas petrolíferas, desencadeou a 04 de abril uma ofensiva para tentar conquistar a capital Tripoli, em plena visita oficial do secretário-geral da ONU, António Guterres, numa clara mensagem aos responsáveis internacionais.

Desde o início desta operação militar já foram mortas mais de 1.000 pessoas, entre combatentes e civis, pelo menos 5.000 ficaram feridas e cem mil de líbios foram forçados a abandonar as suas casas, tornando-se deslocados internos.

A Líbia possui atualmente dois governos, o do leste tutelado por Haftar e apoiado militarmente pelo Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, França e Rússia, e o executivo de Fayez al-Sarraj instalado em Trípoli e reconhecido internacionalmente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório