Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Afastado após má relação com Trump, ex-diretor-adjunto processa FBI

Andrew McCabe diz que o seu afastamento foi uma "injusta retaliação" por não "jurar fidelidade" a Trump.

Afastado após má relação com Trump, ex-diretor-adjunto processa FBI
Notícias ao Minuto

22:01 - 08/08/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Andrew McCabe

Andrew McCabe, antigo diretor-adjunto do FBI, avançou com um processo contra a agência de segurança devido ao seu afastamento.

Recorde-se que Andrew McCabe foi nomeado diretor-adjunto do FBI em fevereiro de 2016, tendo sido na altura escolhido pelo então director, James Comey.

Quando Comey foi afastado por Trump, em maio de 2017, foi McCabe quem assumiu de forma interina a liderança do FBI durante cerca de três meses. Após uma relação tumultuosa com Trump, também ele foi afastado pelo presidente norte-americano.

Com 20 anos de carreira no FBI, McCabe esteve ligado à investigação aos emails de Hillary Clinton e foi alvo de críticas por parte de Trump e dos republicanos, que o acusaram de proximidade com os democratas. Em março de 2018, o procurador-geral Jeff Sessions, uma escolha de Trump, despediu-o.

Conta a Reuters que o processo de McCabe contra o seu antigo empregador, o FBI, deu entrada esta quinta-feira em tribunal.

A defesa de McCabe argumenta que o despedimento do antigo dirigente  se deveu a "uma injusta retaliação pela sua recusa em jurar fidelidade" a Trump.

McCabe quer ver restituídas por inteiro a reforma, o seguro de saúde e outros benefícios resultantes da sua reforma.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório