Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Salvini aumenta pressão e ameaça fazer cair governo de Itália

O ainda ministro do Interior quer que o seu partido tenha outro peso no executivo.

Salvini aumenta pressão e ameaça fazer cair governo de Itália
Notícias ao Minuto

16:57 - 08/08/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tensão política

Chama-se Giuseppe Conte, o primeiro-ministro italiano. Curiosamente, o atual executivo italiano é mais conhecido além-fronteiras por um dos seus ministros, mais concretamente o líder da Liga e ministro do Interior, Matteo Salvini.

Na quarta-feira, os dois partidos que compõem o governo de coligação de Itália (a Liga de Salvini e o Movimento 5 Estrelas, de Conte) votaram um contra o outro numa sessão plenária.

O caso já tinha adensado os rumores sobre o possível fim do executivo, situação que teve impacto na perspetiva dos mercados sobre a Itália. Entretanto, esta quinta-feira, o primeiro-ministro italiano reuniu-se com o Presidente Sergio Mattarella, para discutir a situação política do país.

O encontro de que a imprensa italiana dá conta vem reforçar os rumores de que o atual governo poderá ter chegado ao fim, algo que resulta das divergências entre os dois partidos não só em diferentes áreas, mas também em nomes para figurar no governo.

Na quarta-feira, a divisão foi notória na votação de um projecto para uma linha férrea de alta velocidade, uma nova ligação entre França e Itália. Mais tarde, num comício perante os seus apoiantes, o governante conhecido pela sua retórica populista anti-imigração deixou no ar a ameaça de fazer cair o governo, o que resultaria em eleições antecipadas.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, Itália já contou com 61 governos diferentes. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório