Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

UE em contacto direto com governantes da Índia e Paquistão para diálogo

A chefe da diplomacia europeia pediu aos ministros dos Negócios Estrangeiros da Índia e do Paquistão que retomem o diálogo "por canais diplomáticos" relativamente à situação da Caxemira indiana, para se evitar uma escalada de tensões.

UE em contacto direto com governantes da Índia e Paquistão para diálogo
Notícias ao Minuto

11:55 - 08/08/19 por Lusa

Mundo Federica Mogherini

Em comunicado hoje divulgado, o Serviço Europeu de Ação Externa dá conta de que a Alta Representante da União Europeia (UE), Federica Mogherini, "falou por telefone com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Paquistão, Shah Mahmood Qureshi".

"Em ambas as chamadas, Federica Mogherini sublinhou a importância de evitar uma escalada das tensões em Caxemira e na região, e para, esse fim, salientou que é crucial o diálogo entre a Índia e o Paquistão por meio de canais diplomáticos", indica aquela estrutura na nota.

Federica Mogherini e os dois governantes comprometeram-se a manter-se em contacto.

Para a UE, uma "solução política bilateral entre a Índia e o Paquistão" continua "a ser a única forma de resolver uma disputa duradoura que causa instabilidade e insegurança na região", adianta o comunicado.

A Caxemira indiana vive sob fortes restrições desde que, na segunda-feira, o Governo de Nova Deli revogou o estatuto especial da região.

O corte de todas as comunicações e a limitação de reuniões públicas, além de prisão domiciliar de líderes do território, são algumas das medidas adotadas na Caxemira indiana.

A Caxemira é dividida entre a Índia e o Paquistão, duas potências nucleares que já travaram duas guerras pelo domínio daquele estado.

Os dois países disputam a região montanhosa na totalidade, desde a partição do subcontinente, em 1947, no final da época colonial britânica.

Diferentes grupos separatistas combatem, há várias décadas, a presença de cerca de 500 mil soldados indianos na região, para exigir a independência do território ou a integração no Paquistão.

Dezenas de milhares de pessoas, na grande maioria civis, morreram no conflito.

O Paquistão pretende levar a questão de Caxemira para as instâncias internacionais, indicou na terça-feira o primeiro-ministro, Imran Khan, um dia após o Governo indiano anunciar a revogação da autonomia constitucional desta região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório