Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Acordo de paz vai impulsionar desenvolvimento em Moçambique, diz Rússia

O Governo da Rússia saudou hoje o Acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado na terça-feira em Maputo, assinalando que o pacto vai ajudar a impulsionar o desenvolvimento económico e social de Moçambique.

Acordo de paz vai impulsionar desenvolvimento em Moçambique, diz Rússia
Notícias ao Minuto

14:59 - 07/08/19 por Lusa

Mundo Reconciliação

"Não tenho dúvida que este evento singular rubricará uma nova etapa na história deste belo país e fomentará o desenvolvimento socioeconómico e político", declarou o embaixador da Federação da Rússia em Moçambique, Alexander Surikov, falando em conferência de imprensa.

O entendimento, prosseguiu, vai contribuir para a consolidação do Estado moçambicano e a promoção da prosperidade do país.

"A paz ajudará à recuperação mais pronta e eficiente, após os ciclones que fustigaram Moçambique recentemente", acrescentou Surikov, referindo-se aos ciclones Idai e Kenneth, que fustigaram o centro e norte de Moçambique entre março e abril.

O embaixador russo manifestou a disponibilidade para intensificar a ajuda e a cooperação com Moçambique, assinalando que o seu país canalizou 1,5 milhões de dólares para projetos de recuperação pós-Idai.

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, assinaram terça-feira em Maputo o Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, para encerrar, formalmente, meses de violência armada no país.

O pacto foi rubricado na Praça da Paz, na presença de cinco chefes de Estado africanos e dignitários estrangeiros, incluindo a Alta Representante da União Europeia para a Política Externa, Federica Mogherini, e a secretaria do Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório