Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Justiça autoriza transferência de Lula para prisão de São Paulo

O antigo presidente brasileiro encontra-se detido numa cadeia em Curitiba.

Justiça autoriza transferência de Lula para prisão de São Paulo
Notícias ao Minuto

14:05 - 07/08/19 por Fábio Nunes

Mundo Lula da Silva

A juíza Carolina Lebbos autorizou a transferência de Lula da Silva da cadeia da Polícia Federal em Curitiba, onde se encontra atualmente, para uma prisão em São Paulo, avança o G1. A decisão foi publicada ao início da tarde desta quarta-feira no sistema da Justiça Federal do Paraná.

No documento, a juíza refere que cabe à justiça do estado de São Paulo decidir em que estabelecimento prisional o antigo presidente vai cumprir o resto da pena. A data de transferência não foi definida. 

O pedido de transferência foi pedido pela Polícia Federal do Paraná, que argumentou que a transferência de Lula minimizaria as exigências diárias para a corporação e para outras instituições. 

A Polícia Federal salientou que, devido à prisão de Lula, as forças de segurança têm de agir de forma permanente para evitar "confrontos entre grupos antagónicos" e que isso também gerou alterações nas rotinas da região de Curitiba. A Polícia  Federal também alega que as suas instalações são limitadas para reclusos de longa permanência. 

Lula da Silva está a cumprir uma pena de oito anos e dez meses de prisão depois de ter sido condenado no âmbito do caso do triplex em Guarujá, que faz parte da operação Lava Jato

[Notícia atualizada às 14h21]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório