Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Após ataque, há um desafio por El Paso. E foi criado por rapaz de 11 anos

Trauma está a ser ultrapassado com atividades solidárias para com as vítimas do tiroteio.

Após ataque, há um desafio por El Paso. E foi criado por rapaz de 11 anos
Notícias ao Minuto

10:19 - 07/08/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Tiroteio

Um dia antes do tiroteio em El Paso, no Texas, Ruben Martinez, de 11 anos, e a sua mãe tinham estado naquele mesmo supermercado às compras.

No sábado em que Patrick Crusius irrompeu pelo estabelecimento comercial e matou 22 pessoas, Ruben tinha estado numa ação solidária. Quando chegou a casa e ligou a televisão foi confrontado com o que se tinha passado na sua terra e ficou em choque. Conta a sua mãe que durante dias não quis sair de casa e chegou a questionar como poderiam ir às compras sem sair de casa, para evitar estes perigos.

A certa altura, perguntou à mãe o que poderia fazer para ajudar. A mãe desafiou-o: "e que tal pensares na forma como podes mostrar o lado solidário de El Paso?".

E assim nasceu o #ElPasoChallenge. O desafio  proposto pelo menino é que as pessoas realizem 22 atos solidários, em memória das 22 vítimas mortais do ataque.

"O homem que cometeu o ataque estava cheio de ódio mas nós queremos provar que as pessoas de El Paso são inocentes e são bondosas", explica o rapaz, que desde então anda com uma t-shirt com a hashtag do desafio, promovendo a sua campanha.

A ideia já foi partilhada nas redes sociais e conta com milhares de reações, tendo recebido mensagens de apoio até da Alemanha. Ruben nunca imaginou que a sua mensagem chegasse tão longe e, segundo a mãe, o desafio tem-no ajudado a superar o trauma que vivenciou inicialmente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório