Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Ponte medieval desconstruída para permitir passagem de cruzeiros

Construída entre 1281 e 1304, a Pont des Trous, na Bélgica, é uma das únicas três pontes militares do século XIII no mundo.

Ponte medieval desconstruída para permitir passagem de cruzeiros
Notícias ao Minuto

19:59 - 06/08/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Polémica

Uma ponte militar do século XIII, com quase 700 anos de história, está a ser desmontada, na Bélgica, para que os seus arcos sejam alargados, por forma a permitir a passagem de navios de grandes dimensões, como cruzeiros.

As obras, que começaram na passada sexta-feira, espoletaram grande comoção entre os habitantes locais, mesmo os planos já tendo sido falados desde 2015, de acordo com o La Vanguardia.

Construída entre 1281 e 1304, a Pont des Trous é uma das únicas três pontes militares do século XIII no mundo.

A ideia será alargar o arco central da ponte para uma altura de 12,5 metros. Perante as críticas feitas à desconstrução do monumento gótico, a autarquia explicou, através de comunicado, que a estrutura será reconstruída com as mesmas pedras - que não estavam coladas com cimento, mas sim com um material "quase seco" que permitiu a fácil separação das pedras - e que será mantido o seu traço original.

Nas redes sociais, porém, os habitantes locais e demais utilizadores criticam a intervenção naquela ponte, situada sobre o rio Escalda, alguns apelidando o processo de "demolição".

As obras na ponte, porém, vão permitir que, em 2021, navios com 2 mil toneladas possam navegar no rio Escalda (até agora só lá podiam navegar navios com um máximo de 1500 toneladas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório