Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Leo Varadkar aberto ao diálogo com Boris Johnson "sem condições prévias"

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, mostrou-se hoje aberto ao diálogo com o homólogo britânico, Boris Johnson, lembrando que o 'Brexit' não termina a 31 de outubro, mesmo que Londres saia da União Europeia (UE) sem acordo.

Leo Varadkar aberto ao diálogo com Boris Johnson "sem condições prévias"
Notícias ao Minuto

15:57 - 06/08/19 por Lusa

Mundo Brexit

Varadkar recordou hoje, durante uma visita à Irlanda do Norte, que convidou o sucessor de Theresa May a visitar Dublin para falar sobre o 'Brexit', a Irlanda do Norte e as relações bilaterais, numa conversa por telefone com Johnson na semana passada.

"Fi-lo partindo do princípio de que não existiriam condições prévias", acrescentou, enfatizando a necessidade de diálogo ao lembrar que "o 'Brexit' não acaba a 31 de outubro".

"Se houver um acordo, vamos entrar em vários anos de negociações sobre um novo acordo de comércio livre com o Reino Unido e uma nova parceria económica e de segurança. Se acontecer uma saída sem acordo, então a certa altura vamos ter de começar negociações novamente, e os primeiros pontos na agenda serão os direitos dos cidadãos, o compromisso financeiro e a solução para a fronteira irlandesa", explicou.

Londres e Bruxelas entraram nos últimos dias numa guerra de palavras sobre a responsabilidade do impasse no processo do 'Brexit', previsto para 31 de outubro, e cujo prazo o novo primeiro-ministro britânico pretende cumprir, com ou sem acordo.

Hoje, o ministro do Gabinete, Michael Gove, em declarações à BBC, disse estar "profundamente entristecido porque a UE parece estar a recusar-se negociar com o Reino Unido", apesar de Boris Johnson querer negociar um "acordo novo" num "espírito de amizade".

"Uma coisa é certa, o antigo Acordo de Saída foi chumbado três vezes na Câmara dos Comuns, por isso precisamos de uma abordagem nova", argumentou.

O governo britânico exige a remoção da solução para a Irlanda do Norte, designada por 'backstop' e destinada a evitar uma fronteira física com a Irlanda que implicaria o alinhamento com regras do mercado único, mas Leo Varadkar reiterou que a posição da UE é que o Acordo de Saída está fechado e não pode ser alterado.

"Mas existe sempre espaço para conversações e negociações. Por exemplo, nós dissemos que poderíamos fazer alterações à Declaração Política e demonstrámos no passado que é possível oferecer clarificações, como fizemos a pedido da primeira-ministra [Theresa] May", sugeriu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório