Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Morreu a escritora Toni Morrison, laureada com um Nobel da Literatura

Tinha 88 anos e foi a primeira negra a ser premiada com um Nobel da Literatura.

Morreu a escritora Toni Morrison, laureada com um Nobel da Literatura
Notícias ao Minuto

14:46 - 06/08/19 por Fábio Nunes

Mundo Óbito

Morreu esta segunda-feira a escritora norte-americana Toni Morrison, avança a Associated Press. A romancista tinha 88 anos e estava internada no Montefiore Medical Center, em Nova Iorque. A sua morte foi anunciada pelo editor Alfred A. Knopf.

"Toni Morrison morreu de forma pacífica na noite passada rodeada da sua família e amigos. Era uma mãe, avó e tia extremamente devota, que se regozijava por estar com a sua família e amigos. A escritora consumada que que valorizava a palavra escrita, fosse a sua, a dos seus alunos ou de outros. Lia de forma voraz e passava maior parte do tempo em casa quando escrevia", salientou a sua família. 

Em 1993, Toni Morrison foi laureada com o Nobel da Literatura. Foi a primeira negra a receber um Nobel da Literatura. A Academia Sueca justificou a atribuição da distinção a Morrison pela sua "força visionária" e pela forma como usou a linguagem na sua escrita. 

O seu romance 'Beloved', no qual uma mãe faz a dura escolha de matar o seu bebé para salvá-lo de uma vida de escravatura, valeu-lhe um Pulitzer em 1988. 

'Song of Solomon' é considerado outra das suas grandes obras.

[Notícia atualizada às 15h11]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório