Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

ONG critica aumento das medidas de segurança em Atenas

A organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch (HRW) criticou hoje as medidas do novo Governo grego para aumentar a segurança dos cidadãos em Atenas, que incluem o destacamento de 130 agentes armados no metro da capital.

ONG critica aumento das medidas de segurança em Atenas
Notícias ao Minuto

14:07 - 06/08/19 por Lusa

Mundo Grécia

Até ao momento, quatro equipas de cinco agentes foram posicionadas nas estações de metro e nos locais mais turísticos de Atenas com armas automáticas, binóculos de visão noturna, granadas de som e luz, coletes à prova de balas e gás lacrimogêneo.

Em teoria, este aumento da presença de agentes e armas em transportes públicos, a "Operação Rede", visa acabar com os carteiristas.

No entanto, a HRW considerou que esta nova medida pode levar a violações dos direitos humanos com base no historial do país em matéria de abusos policiais.

Esta organização de defesa dos direitos humanos destacou uma operação semelhante em 2012, após a qual dezenas de milhares de pessoas foram detidas como presumíveis migrantes irregulares apenas pela sua aparência.

Na mesma linha, uma investigação realizada em 2014 pela HRW revelou que alguns agentes mantinham durante várias horas pessoas que consideravam "indesejáveis, como toxicodependentes, profissionais do sexo ou pessoas sem-abrigo" sem provas de que tivessem cometido algum crime.

A polícia grega também reúne graves denúncias sobre corrupção, recolhidas pelo seu departamento de Assuntos Internos.

No ano passado, 60% das denúncias de corrupção estavam relacionadas com a polícia (de um total de 1.122) e 23 agentes foram detidos.

O aumento da segurança nas ruas da Grécia é uma das principais medidas do programa político do novo primeiro-ministro, o conservador Kyriakos Mitsotakis, que já anunciou a contratação de 1.500 polícias para as brigadas motorizadas responsáveis de combater o crime nas ruas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório