Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

O aviso de Teerão: "A guerra com o Irão é a mãe de todas as guerras"

O presidente iraniano voltou a referir que navegar no estreito de Ormuz pode não ser seguro, um dia depois do Reino Unido ter anunciado que se vai juntar aos EUA numa "missão de segurança marítima internacional" no Golfo Pérsico.

O aviso de Teerão: "A guerra com o Irão é a mãe de todas as guerras"
Notícias ao Minuto

10:26 - 06/08/19 por Fábio Nunes

Mundo Irão

A tensão entre o Irão e os EUA e Reino Unido continua a escalar e esta terça-feira o presidente iraniano Hassan Rouhani foi peremptório, alertando para o que pode esperar Washington e Londres em caso de conflito.

“A paz com o Irão é a mãe de todas as pazes, a guerra com o Irão é a mãe de todas as guerras”, advertiu Rouhani esta terça-feira num discurso proferido no Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano e que foi transmitido em direto pela televisão estatal.

O presidente iraniano elogiou o responsável pela diplomacia do país, o ministro dos Negócios Estrangeiros Mohammad Javad Zarif, poucos dias depois dos Estados Unidos terem anunciado a imposição de sanções contra Zarif.

Na sequência da apreensão de um petroleiro britânico, o Stena Impero, no estreito de Ormuz por parte da Guarda Revolucionária iraniana que alegou violações marítimas, e que serviu de retaliação à apreensão de um petroleiro iraniano duas semanas antes perto de Gibraltar por parte das autoridades britânicas, Rouhani fez uma afirmação esclarecedora.

“Um estreito por um estreito. O estreito de Ormuz não pode ser livre para vocês e o estreito de Gibraltar não ser livre para nós”, disse.

Estas declarações de Rouhani parecem surgir como uma resposta ao anúncio do governo britânico de que Londres vai juntar-se a Washington numa “nova missão de segurança marítima internacional” no Golfo Pérsico. Os Estados Unidos pretendiam garantir um coligação internacional com vários aliados, mas não estão a ser bem sucedido a convencer outros países.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório