A tensão entre o Irão e os EUA e Reino Unido continua a escalar e esta terça-feira o presidente iraniano Hassan Rouhani foi peremptório, alertando para o que pode esperar Washington e Londres em caso de conflito.
“A paz com o Irão é a mãe de todas as pazes, a guerra com o Irão é a mãe de todas as guerras”, advertiu Rouhani esta terça-feira num discurso proferido no Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano e que foi transmitido em direto pela televisão estatal.
O presidente iraniano elogiou o responsável pela diplomacia do país, o ministro dos Negócios Estrangeiros Mohammad Javad Zarif, poucos dias depois dos Estados Unidos terem anunciado a imposição de sanções contra Zarif.
Na sequência da apreensão de um petroleiro britânico, o Stena Impero, no estreito de Ormuz por parte da Guarda Revolucionária iraniana que alegou violações marítimas, e que serviu de retaliação à apreensão de um petroleiro iraniano duas semanas antes perto de Gibraltar por parte das autoridades britânicas, Rouhani fez uma afirmação esclarecedora.
“Um estreito por um estreito. O estreito de Ormuz não pode ser livre para vocês e o estreito de Gibraltar não ser livre para nós”, disse.
Estas declarações de Rouhani parecem surgir como uma resposta ao anúncio do governo britânico de que Londres vai juntar-se a Washington numa “nova missão de segurança marítima internacional” no Golfo Pérsico. Os Estados Unidos pretendiam garantir um coligação internacional com vários aliados, mas não estão a ser bem sucedido a convencer outros países.