Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

'Ocean Viking' a caminho do Mediterrâneo para missão de resgate

O navio 'Ocean Viking', fretado pelas organizações Médicos Sem Fronteiras e SOS Méditerranée, está a caminho do Mediterrâneo para assumir as ações de resgate de migrantes anteriormente realizadas pelo 'Aquarius', embarcação parada devido a procedimentos legais, foi hoje divulgado.

'Ocean Viking' a caminho do Mediterrâneo para missão de resgate
Notícias ao Minuto

17:16 - 05/08/19 por Lusa

Mundo Migrações

A organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF) anunciou, num comunicado, que o 'Ocean Viking' saiu no domingo à noite do porto da cidade francesa de Marselha, onde fez uma escala técnica, e que "ruma já para sul em direção à zona do Mediterrâneo Central, para as águas internacionais ao largo da costa da Líbia, onde ocorre a maior parte das situações de necessidade de socorro".

Segundo a MSF, a embarcação deverá chegar ao seu destino dentro de quatro dias, ou seja, na quinta-feira.

"A sociedade civil está a assumir um papel que deveria ser dos Estados, mas eles não o estão a assumir, socorrer todas as pessoas que arriscam as respetivas vidas nas águas do Mediterrâneo", afirmou, em declarações à agência espanhola EFE, o diretor de operações da SOS Méditerranée, Fréderic Penard.

O 'Ocean Viking' é apresentado como o substituto do 'Aquarius', um navio ícone do resgate de migrantes no Mediterrâneo que ficou sem pavilhão no verão passado, após a sua última operação de desembarque no porto espanhol de Valência.

Sem bandeira e depois de nenhum país ter mostrado disponibilidade para atribuir um pavilhão, o 'Aquarius' foi forçado a parar.

Segundo referem as agências internacionais, o 'Ocean Viking' é mais espaçoso, mais dinâmico e mais adequado para as missões de resgate.

Entre as principais melhorias está a criação de um centro médico equipado, com três compartimentos e que facilitará os cuidados a prestar aos migrantes resgatados, bem como uma área para os serviços de higiene, com chuveiros e banheiros individuais.

A MSF informou que a bordo do 'Ocean Viking' está uma equipa da ONG formada por nove elementos, incluindo médicos, uma enfermeira e uma parteira, responsáveis para assuntos humanitários, logísticos e de comunicações, e um mediador cultural.

As duas ONG francesas (a MSF e a SOS Méditerranée) levaram cerca de sete meses para encontrar uma embarcação que fosse a substituta do "Aquarius".

A operação do 'Ocean Viking' tem um custo operacional estimado em cerca de 14 mil euros por dia, valor pago por doações privadas, indicaram as agências internacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório