Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Declaração de lealdade de candidatos do Likud a Netanyahu alvo de troça

A oposição israelita troçou hoje da "declaração de lealdade" ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu assinada na véspera pelos candidatos do Likud às legislativas de setembro, considerando-o o único do partido a poder dirigir um governo.

Declaração de lealdade de candidatos do Likud a Netanyahu alvo de troça
Notícias ao Minuto

13:48 - 05/08/19 por Lusa

Mundo Israel

Através da aplicação WhatsApp, os candidatos do Likud assinaram no domingo uma petição exprimindo a sua lealdade a Netanyahu, o primeiro-ministro que esteve mais tempo em funções na história de Israel, mas que não conseguiu formar uma coligação governamental após as eleições de abril, o que levou à marcação de um novo escrutínio para setembro.

"Faz-me lembrar a Coreia do Norte, onde os cidadãos e os turistas são obrigados a inclinar-se diante de cada estátua do líder", ironizou Moshe Yaalon, deputado do partido centrista Azul e Branco, muito próximo do Likud nas intenções de voto.

A declaração acontece depois de o antigo ministro da Defesa Avigdor Lieberman, líder do partido nacionalista laico Israel Beiteinu, cujo apoio poderá ser crucial para a formação de uma coligação, ter afirmado que o Likud deveria mudar Netanyahu se este não conseguir formar uma coligação após as próximas eleições.

"Nós, os signatários... asseguramos que a nossa conduta não será ditada por outro partido. Independentemente do resultado das eleições, o primeiro-ministro e presidente do Likud Benjamin Netanyahu é o único candidato do Likud ao cargo de primeiro-ministro. Não haverá outro candidato", refere o texto assinado pelos candidatos da formação no poder.

A declaração de unidade do Likud ao "estilo norte-coreano prova a total falta de confiança de Netanyahu nos membros do seu partido", reagiu Lieberman na rede social Facebook.

Netanyahu retorquiu no WhatsApp que o Likud escolhia o seu líder em primárias democráticas.

"Há primárias na Coreia do Norte? Não há", escreveu, devolvendo a acusação ao sublinhar que os seus rivais do Azul e Branco não realizavam primárias.

Na imprensa, comentadores questionaram o valor da rara petição que cada um dos candidatos do Likud teve de assinar.

"Os membros do Likud são leais a Netanyahu. É verdade, estão com ele. Enquanto ele os conduzir ao poder... mas se tiverem a possibilidade de manter o poder, ou pelo menos uma parte, com um líder que não seja Netanyahu, então reconsiderarão (a sua lealdade)", analisou no jornal Maariv Ben Caspit, autor de uma biografia de Benjamin Netanyahu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório