Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Trump culpa os media por promoverem "raiva" que origina ataques nos EUA

Trump quer maior controlo de armas mas sem esquecer uma "necessária" reforma migratória

Trump culpa os media por promoverem "raiva" que origina ataques nos EUA
Notícias ao Minuto

13:22 - 05/08/19 por Andrea Pinto com Lusa

Mundo EUA

O presidente norte-americano atribui culpas aos media pelos ataques que, durante este fim de semana, mataram 29 pessoas nos Estados Unidos.

Donald Trump diz que são as 'Fake News' que promovem "raiva e violência".

"Os media têm uma grande responsabilidade na vida e segurança do país.  As 'fake news' têm contribuído para a raiva e violência que se tem construído ao longo de muitas anos. As coberturas jornalísticas têm que começar a ser justas, equilibradas e imparciais. Caso contrário este problema só ficará pior", escreveu no Twitter.

Este fim de semana, ficou marcado por um tiroteio em El Paso, no Texas, e outro em Ohio. No total, morreram 29 pessoas.

Trump assegurou, este domingo, que o "ódio" não tem lugar nos Estados Unidos e atribuiu estes ataques a um "problema de doença mental". Hoje parece, contudo, ter mudado de opinião.

Ainda no Twitter,  o presidente norte-americano exortou os congressistas Republicanos e Democratas a aprovarem regras mais restritivas de verificação de antecedentes de quem queira comprar armas de fogo, sugerindo, porém, que tais medidas devem estar ligadas a uma reforma migratória.

"Não podemos deixar que aqueles que morreram em El Paso, no Texas, e Dayton, no Ohio, tenham morrido em vão", escreveu o chefe de Estado norte-americano na rede social Twitter, acrescentando: "Da mesma forma para aqueles que ficaram gravemente feridos. Nunca os poderemos esquecer e a todos os que vieram antes deles".

Ainda nas mensagens publicadas no Twitter, Donald Trump dirigiu palavras diretas aos representantes Republicanos e Democratas no Congresso.

"Os Republicanos e os Democratas têm de se unir e obter verificações de antecedentes mais fortes, talvez alinhando tais medidas legislativas a uma reforma migratória tão necessária", declarou o Presidente norte-americano.

"Qualquer coisa positiva, até mesmo grande, deve resultar destes eventos trágicos", escreveu ainda Trump, mas sem especificar que tipo de medidas legislativas poderia eventualmente apoiar.

A Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso norte-americano, atualmente controlada pelos Democratas) aprovou um projeto-lei sobre o controlo de armas que inclui alterações no sistema de verificação de antecedentes dos compradores e utilizadores de armas nos Estados Unidos, mas o texto está parado no Senado (câmara alta do Congresso, controlada pelo Partido Republicano).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório