Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Turquia pede a EUA para acabar colaboração com milícia curda na Síria

A Turquia voltou hoje a pedir aos Estados Unidos para que deixem de apoiar uma milícia curda no norte da Síria, numa altura em que Washington tenta impedir uma ofensiva de Ancara contra aquele grupo.

Turquia pede a EUA para acabar colaboração com milícia curda na Síria
Notícias ao Minuto

12:28 - 05/08/19 por Lusa

Mundo Síria

"Esperamos dos Estados Unidos que respondam positivamente ao nosso apelo de terminarem a cooperação" com as Unidades de Proteção do Povo (YPG), grupo de combatentes curdos, declarou o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, numa conferência de imprensa em Ancara.

A Turquia considera as YPG como um "grupo terrorista" que ameaça a sua segurança nacional, devido aos laços que mantém com o ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), mas os Estados Unidos e outros países ocidentais, como a França, apoiaram os curdos no seu combate contra os 'jihadistas' do grupo Estado Islâmico (EI).

As declarações de Cavusoglu ocorreram quando responsáveis turcos e norte-americanos discutiam em Ancara a eventual criação de uma "zona de segurança" no norte da Síria, para separar a fronteira turca de certas posições das YPG.

Nos últimos dias, a Turquia afirmou várias vezes que, se as propostas norte-americanas não forem "satisfatórias", lançará uma operação na Síria para criar a "zona de segurança" unilateralmente.

No domingo, o presidente Recep Tayyip Erdogan ameaçou lançar uma ofensiva contra as posições das YPG no leste do Eufrates.

"Entrámos em Afrin, Jarablus e Al-Bab. Iremos agora para o leste do Eufrates", declarou Erdogan, numa referência a localidades tomadas por rebeldes sírios apoiados pela Turquia.

Nas últimas semanas, os media turcos deram conta do envio de veículos militares e de unidades de comandos para localidades turcas junto à fronteira síria.

Desencadeada em 2011, a guerra na Síria já causou mais de 370 mil mortos e milhões de deslocados e refugiados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório