Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Papa desafia escoteiros a construírem continente que "gere encontros"

O papa Francisco desafio hoje, na Cidade do Vaticano, milhares escoteiros de toda a Europa a construírem um continente que "não proteja os espaços, mas que gere encontros", no âmbito de uma audiência com os jovens.

Papa desafia escoteiros a construírem continente que "gere encontros"
Notícias ao Minuto

12:45 - 03/08/19 por Lusa

Mundo Vaticano

"O amor pela Europa, que vos une, não só precisa de observadores atentos, mas também de construtores ativos: construtores de sociedades reconciliadas e integradas", afirmou o papa Francisco, falando para os jovens que o escutavam na Sala Paulo VI, no Vaticano.

Neste âmbito, o pontífice pediu aos jovens escoteiros que promovam uma "Europa renovada, não protetora dos espaços, mas que gere encontros".

"Vocês, de toda a Europa, têm essa missão histórica. Com o vosso caminho e os vossos sonhos, vocês já estão a impulsionar o espírito europeu", avançou.

O papa Francisco foi aplaudido por cerca de 5.000 jovens, oriundos de 20 países europeus e que se deslocaram até à cidade italiana para participar no "Euromoot", que reúne os membros da União Internacional dos guias Scout, com escoteiros de toda a Europa.

Dirigindo-se aos jovens, o papa instou-os a serem ativos, comprometidos e livres, advertindo que a liberdade "não se consegue ficando fechado num quarto com o telemóvel, nem se alucinando para escapar da realidade".

Além disso, Francisco recorreu a uma frase de Jesus do Evangelho: "Dá e vos será dado" porque, lamentou, "hoje em dia pensa-se imediatamente em ter".

"Muitos vivem com o único objetivo de ter o que gostam, mas nunca ficam satisfeitos, porque quando têm alguma coisa, querem outra coisa. O coração treina-se com o dar", defendeu o pontífice, acrescentando que tal se consegue ao "sair do sofá, do conforto que nos faz fechar em nós próprios, e seguir em frente".

"Por favor, não deixem a vida na mesa de cabeceira, não se contentem em assistir na televisão. Não acreditem que será a próxima aplicação móvel que vos fará feliz", disse o papa Francisco.

O desafio lançado pelo pontífice aplica-se também ao ambiente, uma vez que, se se continuar a explorá-lo como hoje, tal poderá resultar numa "lição terrível", alertou.

Francisco lembrou que a Criação "não tem fronteiras", que é "um livro aberto", onde plantas, florestas e animais crescem sem limitações, considerando que há um conselho a reter: "Estamos no mundo para conhecer outras pessoas".

"A Criação é feita para nos conectar com Deus e uns com os outros, é a rede social de Deus. Mas se partirmos de conceitos predeterminados sobre os outros, veremos sempre limites e barreiras", afirmou.

O papa fechou a audiência com os escoteiros Scout percorrendo a enorme Sala de Aula Paulo VI, cumprimentando muitos deles, em primeiro lugar alguns de cadeira de rodas na fila da frente, e não poupou em apertos de mão e 'selfies'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório