Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Menino salvo em Maiorca: "Pensava que não me ias salvar porque sou negro"

Criança tem 10 anos de idade. Comentário surpreendeu nadadora-salvadora.

Menino salvo em Maiorca: "Pensava que não me ias salvar porque sou negro"
Notícias ao Minuto

12:30 - 03/08/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

De Espanha chega-nos uma história de um salvamento heróico e de um desabafo de uma criança, em Can Pere Antoni, Palma de Maiorca.

A heroína desta história de que o Diario de Mallorca dá conta é Macarena Cabrujo, nadadora-salvadora de 25 anos, já experiente.

A nadadora-salvadora já tinha terminado o seu dia de trabalho mas continuou pela praia, a jogar vólei com um amigo. A dada altura apercebe-se de um grupo de pessoas nervosas, à beira da água.

Lá longe, alguém lutava para se salvar. "O mar estava bravo. Consigo aguentar durante horas no mar mas sabia do risco que corria", recorda. Pediu a quem ali estava que chamassem o 112 e mergulhou.

Ao aproximar-se da vítima que se debatia, percebeu que era um rapaz, de apenas 10 anos de idade. Quando o conseguiu alcançar, a criança já mal se segurava à tona da água.  "Quando cheguei a ele já não podia mais e afundou-se. Agarrei-o e tirei-lhe a cabeça da água".

Assustado, o menino chegou a dizer-lhe que ou se salvavam os dois ou se afogavam os dois. Macarena Cabrujo tranquilizou-a.

Com o mar a dar grande luta, a jovem conseguiu levar a criança até uma bóia de segurança. Depois a outra. Mas entre uma bóia e outra ouviu da criança um comentário que a surpreendeu: "pensei que não me ias salvar porque sou negro".

Foram quase 200 metros que teve de percorrer com a criança até chegar à segurança da costa. Mas conseguiu.

O seu esforço está a ser elogiado pela imprensa e população espanhola, mas também pela polícia de Maiorca, que acorreu ao local e prestou assistência ao menino, e que deixou nas redes sociais imagens do salvamento e um elogio à socorrista. "Já tinha terminado o seu dia de trabalho, mas a vocação e o sentido de dever não conhecem horários. Final feliz". Assim foi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório