Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Gosta de matemática? Equação tornou-se viral por ter dois resultados

Muitos tentaram resolver a equação mas não há um consenso sobre a forma correta de chegar ao resultado final.

Gosta de matemática? Equação tornou-se viral por ter dois resultados
Notícias ao Minuto

17:50 - 02/08/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Viral

Se gosta de matemática então esta equação é um desafio interessante. Um utilizador do Twitter pediu aos seus seguidores para tentarem resolver uma equação que surgiu no filme ‘The Last Naruto’. A equação é esta 8 ÷ 2 (2+2). Várias foram as respostas e não há um consenso relativamente ao resultado. Uns dizem que o resultado é 1, outros afirmam que é 16.

“Pela forma como está escrita, é ambígua. Na matemática, há muitas vezes ambiguidades. Os matemáticos tentam fazer com que as regras sejam o mais precisas possível”, referiu Mike Breen, da American Mathematical Society.

A primeira parte nesta equação a ser resolvida é a soma que está entre parêntesis. A questão é definir que operação se faz a seguir. Há dois métodos distintos que as pessoas seguem nos Estados Unidos e que ajudam a explicar os dois resultados possíveis.

O PEMDAS (Parenthesis, Exponents, Multiplication, Division, Addition, Subtraction) e o BODMAS (Brackets, Orders, Division, Multiplication, Addition, Subtraction).

Ora, no primeiro caso a multiplicação faz-se primeiro que a divisão. Com o 8 ÷ 2 (4), multiplica-se 2 por 4, que dá 8. E 8 a dividir por 8 dá 1. Este é um dos resultados a que muitas pessoas chegam.

No segundo caso, a divisão surge antes da multiplicação. Portanto, 8 ÷ 2 dá 4. 4 a multiplicar por 4 dá 16. O outro resultado possível.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório