Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

China acusa Ocidente de "atiçar chamas" em Hong Kong

O conselheiro de Estado da China, Yang Jiechi, acusou hoje os Estados Unidos e outros países ocidentais de "atiçarem as chamas" nos protestos em Hong Kong, visando minar a prosperidade, estabilidade e segurança da região.

China acusa Ocidente de "atiçar chamas" em Hong Kong
Notícias ao Minuto

08:25 - 02/08/19 por Lusa

Mundo Protestos

De acordo com a imprensa estatal chinesa, Yang acusou Governos ocidentais de se reunirem com altos funcionários e líderes dos protestos e incentivarem as ações.

"É preciso salientar que os Estados Unidos e outros Governos ocidentais (...) estão constantemente a alimentar as chamas da situação em Hong Kong", disse Yang, citado pela agência de notícias oficial chinesa Xinhua.

"A China expressa indignação e firme oposição (...) e exige que parem imediatamente de interferir nos assuntos de Hong Kong", declarou.

No início desta semana, um ex-quadro do governo de Hong Kong fez acusações semelhantes sobre os Estados Unidos e Taiwan, afirmando que estavam por detrás dos distúrbios.

A chefe do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, e outras autoridades e diplomatas chineses fizeram acusações semelhantes, enquanto o chefe do sindicato da polícia de Hong Kong, também citado pela imprensa chinesa, pediu uma investigação sobre o alegado papel dos EUA nos protestos.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, descreveu, esta semana, aquelas alegações como "ridículas".

"Eu acho que os protestos são da responsabilidade exclusiva do povo de Hong Kong e julgo que eles estão a exigir que o governo os ouça", disse Pompeo.

Já o Presidente norte-americano, Donald Trump, ao ser questionado na quinta-feira sobre os protestos, considerou tratarem-se "de motins" e indicou que os EUA vão ficar de fora de um assunto que afirmou ser "entre Hong Kong e a China".

Governos ocidentais e organizações de defesa dos direitos humanos emitiram já declarações em que expressaram preocupação relativamente à proposta de alteração da lei de extradição e à violência entre a polícia e os manifestantes.

A contestação nas ruas de Hong Kong foi iniciada há dois meses contra uma proposta de lei que permitiria ao Governo e aos tribunais da região administrativa especial chinesa a extradição de suspeitos de crimes para jurisdições sem acordos prévios, como é o caso da China continental.

A proposta foi, entretanto, suspensa, mas as manifestações generalizaram-se e denunciam agora o que os manifestantes afirmam ser uma "erosão das liberdades" na antiga colónia britânica.

A transferência de Hong Kong e Macau para a República Popular da China, em 1997 e 1999, respetivamente, decorreu sob o princípio "um país, dois sistemas", precisamente o que os opositores às alterações da lei garantem estar agora em causa.

Para as duas regiões administrativas especiais da China foi acordado um período de 50 anos com elevado grau de autonomia, a nível executivo, legislativo e judiciário, sendo o Governo central chinês responsável pelas relações externas e defesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório