Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Bolsonaro questiona encontro de ministro francês com ONG no Brasil

O presidente brasileiro criticou hoje que o chefe da diplomacia francesa se tenha encontrado com organizações não-governamentais (ONG) durante uma visita ao país esta semana e disse que cancelou o encontro com o governante francês por ter "outro compromisso".

Bolsonaro questiona encontro de ministro francês com ONG no Brasil
Notícias ao Minuto

19:52 - 01/08/19 por Lusa

Mundo Bolsonaro

"Ele [Jean-Yves Le Drian] marcou audiência comigo. Fiquei sabendo que ele tinha marcado com o [vice-presidente do Brasil, Hamilton] Mourão, e com ONG. Quem é que ferra [prejudica] o Brasil aqui? O que ele veio tratar com ONG aqui? Quando fala em ONG, já nasce um alerta na cabeça de quem é que tem o mínimo de juízo", criticou Jair Bolsonaro.

Le Drian reuniu-se na última segunda-feira, em Brasília, com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, de quem recebeu a mensagem de que o encontro com Bolsonaro seria cancelado por falta de espaço na agenda do presidente brasileiro.

O cancelamento gerou polémica, principalmente porque Bolsonaro desmarcou a reunião que deveria ocorrer por volta das 15h00 (19h00 em Lisboa), mas, aproximadamente àquela hora, fez uma transmissão ao vivo nas redes sociais em que comentava polémicas geradas por declarações suas naquela manhã, enquanto um barbeiro lhe cortava o cabelo.

Questionado hoje por jornalistas sobre a audiência com Le Drian, Bolsonaro respondeu que tinha outro compromisso mais importante do que conversar com o representante do Governo francês.

"Tinha outro compromisso (...) Dar entrevista para você é muito mais importante do que conversar com ele, com todo o respeito", concluiu o Presidente brasileiro.

Desde que Bolsonaro tomou posse em janeiro, o Brasil iniciou um movimento de afastamento dos países europeus com governos de centro e esquerda e uma aproximação com países governados por líderes populistas com ideais mais à direita como os Estados Unidos, a Itália e Israel.

As relações do Governo brasileiro com a França tornaram-se mais conflituosas quando o Presidente francês, Emmanuel Macron, disse publicamente em junho que o seu país só aceitaria um acordo de livre comércio da União Europeia com o Mercosul (bloco composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) se o Brasil permanecesse no acordo de Paris sobre o clima.

Em resposta a esta declaração, Bolsonaro disse que França e outros países europeus que não preservaram as suas florestas não poderiam criticar a política do Brasil para o meio ambiente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório