Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

ONG de defesa dos direitos humanos alvo de ameaças de morte em Israel

As organizações não-governamentais (ONG) de defesa dos direitos humanos Amnistia Internacional (AI) e ASSAF receberam ameaças de morte em Israel, anunciou hoje a AI, que instou as autoridades a uma investigação.

ONG de defesa dos direitos humanos alvo de ameaças de morte em Israel
Notícias ao Minuto

12:57 - 01/08/19 por Lusa

Mundo Tensão

"Ontem à noite [quarta-feira] pintaram ameaças de morte anónimas fora dos escritórios da Amnistia Internacional Israel e da ASSAF, uma organização que trabalha para ajudar refugiados e requerentes de asilo em Israel. Ao mesmo tempo, uma caixa que continha ameaças de morte e um rato morto foi depositada na entrada do Centro de Atividades de Crianças Refugiadas de Elifelet", denunciou a AI num comunicado.

Philip Luther, diretor de investigação da AI no Médio Oriente e norte da África, condenou estes "atos deploráveis e maliciosos" que atacam a sociedade civil e pediu "uma postura firme de condenação desses atos" por parte das autoridades "para deixar claro que os ataques contra ONG não serão tolerados".

Luther solicitou ainda que fossem tomadas medidas para que os defensores dos direitos humanos "sejam mais protegidos e possam realizar o seu trabalho sem ameaças, intimidação ou assédio".

A AI considerou que, "nos últimos anos, o clima em torno dos defensores dos direitos humanos em Israel e nos territórios palestinianos ocupados deteriorou-se rapidamente" e criticou que "as autoridades israelitas tomaram medidas para restringir o direito à liberdade de expressão e associação" e que autoridades públicas intimidaram esses trabalhadores quando criticam o Governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório