Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Ex-presidente do Banco de Desenvolvimento da China investigado

O órgão máximo anticorrupção da China anunciou hoje que está a investigar o ex-chefe do Banco de Desenvolvimento da China, um dos principais financiadores de infraestruturas além-fronteiras, no âmbito da iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota".

Ex-presidente do Banco de Desenvolvimento da China investigado
Notícias ao Minuto

14:48 - 31/07/19 por Lusa

Mundo Corrupção

Hu Huaibang, que fez carreira no setor financeiro, ocupou cargos em reguladores, trabalhou em empresas estatais e liderou o Bank of Communications, um dos maiores bancos do país.

Em 2013, foi escolhido para dirigir o Banco de Desenvolvimento da China, cargo que ocupou até setembro do ano passado.

A instituição é um dos três bancos especializados em financiar infraestruturas e apoiar empresas chinesas no exterior, ocupando um papel central na iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota", lançada pelo Presidente chinês, Xi Jinping.

Aquele projeto inclui aeroportos, centrais elétricas ou zonas de comércio livre, visando dinamizar regiões pouco integradas na economia global.

Críticos afirmam que os países aderentes tornar-se-ão Estados vassalos, reféns do crédito chinês, permitindo à China exportar o seu excesso de capacidade industrial ou poluição.

Até ao final de 2018, o banco tinha ativos estimados em 2,3 biliões de dólares, tornando-se um dos principais credores do mundo.

Hu Huaibang terá sido detido pelas ligações ao magnata da energia chinesa Ye Jianming, antigo presidente da CEFC China Energy, que no ano passado esteve perto de comprar a Partex e os seguros do Montepio.

Hu terá aproveitado a sua posição para ajudá-lo a obter milhares de milhões de dólares em linhas de crédito para operações no exterior da CEFC.

Este conglomerado privado é uma exceção na China, onde o setor da energia continua a ser dominado pelos gigantes estatais Sinopec e CNPC.

A mais ampla e persistente campanha anticorrupção na história da China comunista, lançada por Xi Jinping após ascender ao poder, em 2013, puniu já mais de um milhão e meio de funcionários do Partido Comunista.

Os dois casos mais mediáticos envolveram a prisão do antigo chefe da Segurança Zhou Yongkang e do ex-director do Comité Central do PCC e adjunto do antigo Presidente Hu Jintao, Ling Jihua.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório