Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Escombros escondiam corpo carbonizado. Rixa na cadeia fez 58 mortos

As sobrelotadas prisões brasileiras voltaram a ser palco de violentos confrontos.

Escombros escondiam corpo carbonizado. Rixa na cadeia fez 58 mortos
Notícias ao Minuto

09:25 - 31/07/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Prisão de Altamira

Há mais um morto a registar na sequência dos violentos confrontos na cadeia brasileira de Altamira. Balanço já vai em 58.

Conta o portal G1 que as autoridades brasileiras encontraram uma 58.ª vítima mortal. O corpo da vítima ainda por identificar encontrava-se carbonizado entre os escombros.

As sobrelotadas prisões brasileiras têm sido palco ao longo dos anos de violentos motins mas também de lutas internas mortais. O caso de Altamira está já entre os episódios mais violentos e terá resultado precisamente de lutas internas entre reclusos.

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, desvalorizou o caso fazendo referência a vítimas dos crimes dos reclusos falecidos.

Certo é que o sistema prisional brasileiro voltou a ser notícia em todo o mundo pelas condições paupérrimas de segurança. Altamira será mais um caso em que as lutas internas por poder são reflexo da ausência de condições para manter a ordem por parte de quem gere o estabelecimento prisional.

Ao final da última terça-feira, apenas 15 corpos tinham sido retirados da cadeia. Entre as vítimas houve reclusos que morreram na sequência de um fogo e outras que foram decapitadas. Entretanto, os reclusos foram transferidos enquanto as autoridades brasileiras levam a cabo as necessárias diligências.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório