Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos, afirma a Coreia do Sul

As autoridades da Coreia do Sul anunciaram que a Coreia do Norte disparou hoje dois mísseis balísticos de curto alcance, a partir da costa oriental do país.

Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos, afirma a Coreia do Sul
Notícias ao Minuto

01:53 - 31/07/19 por Lusa

Mundo Península da Coreia

De acordo com o Estado-maior conjunto sul-coreano, que inicialmente tinha afirmado terem sido disparados "vários projéteis não identificados", o primeiro míssil balístico foi lançado às 05h06 (21h06 de terça-feira em Lisboa) e o segundo 21 minutos depois.

Os dois projéteis alcançaram uma altura de 30 quilómetros e percorreram cerca de 250 quilómetros antes de cair no mar, indicou a agência de notícias sul-coreana Yonhap, que citou dados oficiais.

Este é o segundo ensaio de mísseis balísticos em menos de uma semana, depois de na quinta-feira passada o regime de Pyongyang ter lançado dois projéteis, também a partir da costa oriental, com uma trajetória de perto de 600 quilómetros.

Os ensaios foram supervisionados pelo líder norte-coreano, Kim Jong-un, noticiaram meios de comunicação da Coreia do Norte.

O ministro da Defesa sul-coreano, Jeong Kyeong-doo, afirmou que os últimos projéteis disparados são de um tipo diferente dos mísseis lançados anteriormente. O responsável não acrescentou pormenores.

Os testes agora realizados acontecem depois da reunião histórica de 30 de junho entre Kim e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na fronteira entre as duas Coreias, onde decidiram relançar o processo de desnuclearização da península coreana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório