Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Caneta com 2 mil anos encontrada em Londres e ainda tem mensagem de humor

Canetas romanas com inscrições são raras, tornando este exemplar único. Mensagem dá ideia do humor dos habitantes da Londres romana.

Caneta com 2 mil anos encontrada em Londres e ainda tem mensagem de humor
Notícias ao Minuto

17:25 - 30/07/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Arqueologia

Foi encontrada, nas margens do rio Tamisa, em Londres, uma caneta com quase dois mil anos, que ainda inclui uma mensagem cómica.

A descoberta foi feita no âmbito das escavações para a construção da nova sede da agência noticiosa Bloomberg, em Londres, por entre mais de 14 mil artefactos desenterrados. As características desta caneta tornam-na, porém, única, uma vez que canetas romanas com inscrições são muito raras.

Feita de ferro, data de 70 d.C. e era usada para escrever em superfícies de madeira. A inscrição em latim, que ainda é possível ler devido ao seu estado de preservação, diz o seguinte: “ab urbe v[e]n[i] munus tibi gratum adf(e)ro, acul[eat]um ut habe[a]s memor[ia]m nostra(m), rogo si fortuna dar[e]t quo possem, largius ut longa via ceu sacculus est (v)acuus”.

A tradução, feita pelo Museu de Arqueologia de Londres para inglês, é a seguinte: “Voltei da Cidade. Trago-te um presente de boas-vindas com uma ponta afiada, para que te possas lembrar de mim. Pergunto-me, se a sorte permitisse, se eu posso [dar] tão generosamente, uma vez que o caminho tão longo como os meus bolsos vazios”.

A mensagem é humorística e tem um valor acrescido, por ser um indicador do tipo de humor do habitantes de ‘Londinium’ (nome romano de Londres) há dois mil anos. “É um dos objetos mais humanos oriundos da Londres romana. É muito despretensioso e engraçado. Dá-nos uma perspetiva real acerca da pessoa que escreveu”, indicou Michael Marshall, especialista em artefactos romanos, ao Guardian.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório