Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ursula Von der Leyen quer "reequilibrar" a União Europeia

A presidente eleita da Comissão Europeia quer reequilibrar a União Europeia para que o bloco possa enfrentar com sucesso os desafios de futuro, disse hoje Ursula Von der Leyen em Zagreb, onde se encontrou com o primeiro-ministro croata.

Ursula Von der Leyen quer "reequilibrar" a União Europeia
Notícias ao Minuto

14:09 - 30/07/19 por Lusa

Mundo Comissão Europeia

"O meu objetivo político é reequilibrar a UE (...) entre o leste e o oeste, o sul e o norte, os pequenos e os grandes países, os jovens [Estados-membros] e os antigos", declarou Von der Leyen antes de uma reunião com Andrej Plenkovic.

De visita à Croácia, país que aderiu ao bloco comunitário em 2013 e que assumirá a presidência rotativa da UE em janeiro de 2020, a presidente eleita apontou a saída o 'Brexit' e a situação demográfica como os desafios mais prementes a enfrentar.

"O mundo deseja mais Europa e necessita que a voz europeia seja mais forte, o que não pode acontecer se não estivermos unidos. Sabemos todos que não podemos enfrentar os desafios que nos esperam sem sermos unidos, prósperos e fortes", sublinhou.

No périplo europeu que está a realizar, e que já a levou a visitar Paris e Varsóvia, Von der Leyen tem reiterado a importância da unidade da União, sendo esta uma das mensagens mais repetidas pela política alemã desde que foi indigitada pelo Conselho Europeu, em 02 de julho, e confirmada pelo Parlamento Europeu como próxima presidente da Comissão Europeia, em 16 de julho.

Em Paris, naquela que foi a primeira deslocação oficial após a sua eleição, indicou que tinha coincidido com o Presidente francês, Emmanuel Macron, na necessidade de trabalhar em conjunto para uma Europa "forte, unida e ambiciosa".

O mesmo registo foi repetido na visita à Polónia, quando anunciou a intenção de lançar amplas consultas sobre o futuro da UE a partir do momento em que assumir o cargo, em 01 de novembro.

"Queremos lançar uma conferência sobre o futuro da Europa, a decorrer nos Estados-membros, e na qual as discussões incidirão sobre a forma com a população, os europeus, concebem o futuro da União", acrescentou então.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório