Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Autoridades vão acusar 44 manifestantes presos em Hong Kong

Protestos em Hong Kong continuam.

Autoridades vão acusar 44 manifestantes presos em Hong Kong
Notícias ao Minuto

14:02 - 30/07/19 por Lusa

Mundo Protestos

Quarenta e quatro manifestantes presos detidos os recentes protestos pró-democracia em Hong Kong serão acusados por participarem em tumultos, arriscando até dez anos de prisão, informou um responsável da polícia.

"Nós estamos perto de acusá-los. Um comunicado de imprensa será divulgado esta noite", disse o responsável da polícia local, que falou sob condição de anonimato, à agência de notícias francesa AFP.

Na segunda-feira, o Governo chinês renovou o seu apoio à líder do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, e à polícia local, e pediu o "restabelecimento da ordem o mais brevemente possível", nesta ilha que é importante para a finança internacional.

As manifestações do fim de semana passado, que resultaram em dezenas de feridos, foram mais um capítulo da contestação na rua iniciada em junho contra as emendas à lei da extradição, entretanto suspensas.

Hong Kong está mergulhada na pior crise da sua história recente, com manifestações pacíficas gigantescas desde 09 de junho contra o Governo local pró-Pequim, mas também confrontos esporádicos entre manifestantes radicais e a polícia.

Os manifestantes exigem uma resposta do Governo de Carrie Lam a cinco reivindicações: retirada definitiva da lei da extradição, a libertação dos manifestantes detidos, que os protestos de 12 de junho e 01 de julho não sejam identificados como motins, um inquérito independente à violência policial e a demissão da chefe do executivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório