Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Ministro romeno demite-se após críticas à atuação policial em homicídio

O ministro do Interior romeno, Nicolae Moga, apresentou hoje a sua demissão, após as duras críticas recebidas pela falta de resposta da polícia aos pedidos de ajuda de uma adolescente sequestrada e alegadamente assassinada na semana passada.

Ministro romeno demite-se após críticas à atuação policial em homicídio
Notícias ao Minuto

12:47 - 30/07/19 por Lusa

Mundo Roménia

"Tomei esta decisão para salvar parte do prestígio desta instituição, que foi muito afetada após as atividades deficitárias de alguns dos seus funcionários", afirmou Nicolae Moga numa conferência de imprensa em Bucareste, capital da Roménia.

O ministro do Interior referia-se à intervenção da polícia depois de Alexandra Macesanu, de 15 anos, ter feito várias chamadas de emergência, na quinta-feira, a pedir ajuda e a explicar que tinha sido violada e que se encontrava sequestrada numa casa na cidade de Caracal, no sul do país.

As autoridades demoraram 19 horas a localizar o sítio de onde a chamada tinha sido feita.

Quando a polícia chegou ao local, deteve um homem, de 65 anos, que confessou ter assassinado Macesanu e também Luiza Melencu, uma jovem de 18 anos que desapareceu em abril.

Na casa do acusado Gheorghe Dinca foram encontrados restos humanos e objetos pessoais de Alexandra Macesanu.

Críticas sobre o atraso na localização da casa em que a adolescente foi assassinada levaram na segunda-feira à demissão do diretor do Serviço de Telecomunicações Especiais (STS), responsável pelo número de emergências que Macesanu ligou a pedir ajuda.

Membros da sociedade civil e vários utilizadores das redes sociais criticaram as autoridades e o alegado assassino.

Centenas de pessoas concentraram-se este fim de semana em Bucareste e noutras cidades da Roménia para expressar a sua indignação perante a atuação da polícia.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório