Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Alemanha entrega à Bélgica suspeito de envolvimento no ataque ao Bataclan

A Alemanha entregou hoje às autoridades belgas um bósnio suspeito de estar ligado aos ataques de Paris em novembro de 2015 e detido no final de junho, indicou um porta-voz do Ministério Público de Naumburgo.

Alemanha entrega à Bélgica suspeito de envolvimento no ataque ao Bataclan
Notícias ao Minuto

15:46 - 29/07/19 por Lusa

Mundo Ataques Paris

"Ele foi entregue (...) de manhã" às autoridades belgas, explicou o porta-voz à agência de notícias France-Presse acrescentando que este homem, detido em junho, é suspeito de ter fornecido armas aos atacantes da sala de espetáculos Bataclan, em 13 de novembro de 2015.

O homem, de 39 anos, cuja identidade não foi revelada pelas autoridades alemãs, foi detido na noite de 19 para 20 de junho.

Segundo as autoridades, o suspeito tem um mandado de prisão das autoridades belgas "pelo alegado apoio a uma organização terrorista com ligações aos ataques terroristas na sala de espetáculos Bataclan", em Paris.

As autoridades conseguiram encontrar-lhe o rasto em fevereiro após a detenção em Dresden, na Saxónia, de dois outros cidadãos da Bósnia num caso de tráfico de granadas.

Em 13 de novembro de 2015, três comandos jihadistas do Estado Islâmico (EI) mataram 130 pessoas e feriram mais de 350 nos ataques na sala de espetáculos de Paris Bataclan (90 mortos), bares e restaurantes (39 mortos) e perto do Estádio de França (um morto).

A investigação revelou uma célula jihadista com ramificações em toda a Europa, principalmente na Bélgica, onde, em 22 março de 2016, dois atentados à bomba mataram 32 pessoas em Bruxelas, 16 no aeroporto e 16 na estação do metro de Maalbeek.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório