Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Irão condena de forma veemente execuções no Bahrein

O Irão condenou hoje veementemente a execução pelo Bahrein de dois jovens xiitas acusados de atos "terroristas", considerando que se trata da repressão de dissidentes.

Irão condena de forma veemente execuções no Bahrein
Notícias ao Minuto

08:40 - 28/07/19 por Lusa

Mundo Irão

Os dois jovens foram executados no sábado, apesar dos pedidos de clemência de organizações defensoras dos direitos humanos.

Localizado entre a Arábia Saudita e o Irão, duas potências rivais da região, o Bahrein vive anos de agitação desde 2011 com protestos de xiitas que exigem uma verdadeira monarquia constitucional.

A repressão tem sido forte. Todos os grupos da oposição foram proibidos, centenas de manifestantes foram presos e quase mil pessoas foram destituídas da nacionalidade, segundo grupos de direitos humanos.

Em comunicado divulgado no sábado à noite, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão disse que "condena veementemente a execução de dissidentes políticos" no Bahrein, um país de maioria xiita liderado por uma dinastia sunita.

O Irão falou em "relatos de confissões obtidas sob tortura e julgamentos injustos para as vítimas, bem como pedidos internacionais para que o Bahrein pare as execuções".

O Bahrein, que rejeita regularmente acusações de violações de direitos humanos, nega qualquer medida discriminatória contra os seus cidadãos e acusa o Irão a apoiar dissidentes com o objetivo de derrubar o governo de Manama. Teerão, por seu lado, nega.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório