Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bruxelas espera "estabilidade" apesar de incerteza política em Espanha

A Comissão Europeia afirmou hoje acreditar num "resultado estável" para a formação de Governo em Espanha, após duas tentativas falhadas de recondução de Pedro Sánchez esta semana.

Bruxelas espera "estabilidade" apesar de incerteza política em Espanha
Notícias ao Minuto

11:39 - 26/07/19 por Lusa

Mundo Comissão Europeia

"Acreditamos que a Constituição de Espanha vai permitir um resultado estável", declarou a porta-voz da Comissão Europeia Natasha Bertaud na conferência de imprensa diária do executivo comunitário, em Bruxelas.

A responsável, que respondia a questões levantadas pelos jornalistas sobre a incerteza política em Espanha, escusou-se a tecer mais comentários, alegando que Bruxelas "não comenta processos internos democráticos dos Estados-membros".

Já questionada sobre possíveis impactos desta situação na economia do país, desde logo por possíveis atrasos na aprovação do no orçamento espanhol, Natasha Bertaud salientou que a Comissão Europeia "não fica preocupada com facilidade", esperando assim que o próximo executivo "respeite as recomendações do Conselho" em termos económicos.

Na quinta-feira, o parlamento espanhol chumbou, pela segunda vez esta semana, a recondução como primeiro-ministro do socialista Pedro Sánchez, que agora tem até setembro para fazer uma nova tentativa, antes da marcação de eleições antecipadas para novembro.

Na segunda votação de investidura, que teve lugar ao início da tarde de hoje, Pedro Sánchez recebeu o apoio de 124 deputados, o voto contra de 156 e a abstenção de 66.

O rei, Felipe VI, terá agora de decidir se vai voltar a convidar o primeiro-ministro do executivo de gestão para ser candidato a ser investido, o que deverá acontecer, visto Sánchez ser o líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), o mais votado (28%) nas eleições de 28 de abril e o único que pode ser bem sucedido nessa tarefa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório