Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Marcelo lamenta morte do seu homólogo tunisino

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou hoje a morte do seu homólogo tunisino, Béji Caïd Essebsi, numa nota publicada no portal da Presidência da República.

Marcelo lamenta morte do seu homólogo tunisino
Notícias ao Minuto

15:38 - 25/07/19 por Lusa

País Presidente da República

Na mensagem de condolências pela morte do chefe de Estado, dirigida ao presidente do parlamento tunisino, à família e aos cidadãos daquele "País amigo", Marcelo Rebelo de Sousa lembrou "o excelente relacionamento bilateral" entre os dois países e o papel de Béji Caïd Essebsi como primeiro Presidente democraticamente eleito da Tunísia.

O Presidente da Tunísia, Béji Caïd Essebsi, de 92 anos, morreu hoje, após ter sido hospitalizado nos cuidados intensivos algumas horas antes, indicou a Presidência tunisina na sua página na rede social Facebook.

O primeiro Presidente democraticamente eleito em 2014, três anos após a queda de Zine el Abidine Ben Ali, Essebsi morreu alguns meses antes do fim do seu mandato.

Um responsável do gabinete do Presidente tunisino confirmou à Associated Press que Essebsi morreu hoje pela manhã, no hospital militar de Tunes, para onde foi levado na noite anterior.

O Presidente já tinha sido hospitalizado outras duas vezes nas últimas semanas.

Essebsi foi eleito para o cargo em 2014, na sequência da revolta da Primavera Árabe no país, que resultou na retirada do poder do Presidente Zine el Abidine Ben Ali.

De acordo com a agência de notícias francesa AFP, a morte do Presidente aconteceu no dia em que a Tunísia celebra a proclamação da República, que aconteceu em 1957, geralmente marcada por um discurso do chefe de Estado.

Veterano da política tunisina, Essebsi era o mais velho chefe de Estado do mundo em exercício depois da Rainha Isabel II.

Serviu nos governos dos Presidentes Habib Bourguiba (1957-1987) e Zine el Abidine Ben Ali (1987- 2011), antes de ele mesmo assumir a Presidência em 2014, com a paradoxal missão de consolidar a jovem democracia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório