Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Descoberta embarcação afundada há 500 anos no Mar Báltico

Especialistas realçam o ótimo estado de preservação da embarcação, mérito das águas do Mar Báltico.

Descoberta embarcação afundada há 500 anos no Mar Báltico
Notícias ao Minuto

22:11 - 24/07/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Investigação

Um grupo de investigadores descobriu um barco que se terá afundado há cerca de 500 anos, no Mar Báltico, junto à costa da Suécia.

A embarcação em causa encontra-se em bom estado de conservação, algo que terá resultado das próprias condições daquele mar, dado que as águas do Mar Báltico são particularmente salgadas e geladas.

À Sky News, arqueologistas da universidade de Southampton que integraram a equipa de investigadores que fez a descoberta, realçam que estes destroços são, provavelmente "os mais bem preservados daquela época a terem sido descobertos em tempos recentes".

E embarcação terá sido identificada pela primeira vez num sonar das autoridades marítimas suecas mas só no início deste ano é que foi identificada como sendo de particular significado histórico.

Os investigadores estão ainda a tentar apurar o tipo de embarcação em causa e o que aconteceu à tripulação. Uma das hipóteses avançadas é que o barco poderá ter sido abandonado após a tripulação ter sido atingida por uma doença.

Rodrigo Pacheco-Ruiz liderou esta expedição que contou com a colaboração da universidade de Southampton, da Deep Sea Productions e do Instituto de Investigação Arqueológica Marítima da Univesidade de Soderton (MARIS).

A embarcação, por enquanto, recebeu o nome de 'okant skepp', expressão sueca que significa "navio desconhecido".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório