Meteorologia

  • 08 ABRIL 2020
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

Edição

Descoberta embarcação afundada há 500 anos no Mar Báltico

Especialistas realçam o ótimo estado de preservação da embarcação, mérito das águas do Mar Báltico.

Descoberta embarcação afundada há 500 anos no Mar Báltico

Um grupo de investigadores descobriu um barco que se terá afundado há cerca de 500 anos, no Mar Báltico, junto à costa da Suécia.

A embarcação em causa encontra-se em bom estado de conservação, algo que terá resultado das próprias condições daquele mar, dado que as águas do Mar Báltico são particularmente salgadas e geladas.

À Sky News, arqueologistas da universidade de Southampton que integraram a equipa de investigadores que fez a descoberta, realçam que estes destroços são, provavelmente "os mais bem preservados daquela época a terem sido descobertos em tempos recentes".

E embarcação terá sido identificada pela primeira vez num sonar das autoridades marítimas suecas mas só no início deste ano é que foi identificada como sendo de particular significado histórico.

Os investigadores estão ainda a tentar apurar o tipo de embarcação em causa e o que aconteceu à tripulação. Uma das hipóteses avançadas é que o barco poderá ter sido abandonado após a tripulação ter sido atingida por uma doença.

Rodrigo Pacheco-Ruiz liderou esta expedição que contou com a colaboração da universidade de Southampton, da Deep Sea Productions e do Instituto de Investigação Arqueológica Marítima da Univesidade de Soderton (MARIS).

A embarcação, por enquanto, recebeu o nome de 'okant skepp', expressão sueca que significa "navio desconhecido".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório