Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Morreu Rutger Hauer, o eterno replicante de 'Blade Runner'

Ator holandês morreu na passada sexta-feira aos 75 anos de idade, tendo ido esta quarta-feira a enterrar.

Notícias ao Minuto

18:44 - 24/07/19 por Anabela Sousa Dantas com Lusa

Mundo Blade Runner

Morreu na passada sexta-feira o protagonista de uma das mais pungentes sequências de cinema de sempre. Rutger Hauer, que vestiu a pele do replicante Roy Batty em 'Blade Runner' (1982), tinha 75 anos de idade.

A morte do ator holandês foi confirmada apenas esta quarta-feira, dia do funeral, pelo seu representante, que acrescentou que Hauer morreu na sequência de "uma doença súbita".

Em 'Blade Runner', um clássico noir de ficção científica, realizado por Ridley Scott, Hauer era o replicante Roy Batty, um dos robots humanoides do filme, que trata a existência de alma para lá do biológico.

Uma das sequências finais da longa-metragem tornou-se icónica também graças à hipnótica interpretação de Hauer, a contracenar com Harrison Ford: "Vi coisas que vocês humanos não acreditariam. Naves de ataque em chamas na constelação de Orion. Observei feixes de luz brilhar no escuro perto do Portal de Tannhaüser. Todos esses momentos vão perder-se no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer".

Embora o papel em 'Blade Runner' seja o seu trabalho mais notório, continuou a trabalhar até à sua morte.

Nascido a 23 de janeiro de 1944, em Utrecht, Rutger Hauer estreou-se no final dos anos 1960 na série de televisão 'Floris', de Paul Verhoeven, realizador com quem iria trabalhar em anos seguintes, nomeadamente em 'Delícias Turcas' (1973) e 'O Soldado da Rainha' (1975).

Na mesma década de 'Blade Runner', participou em filmes como 'A Mulher Falcão' (1985), de Richard Donner, 'Morto ou Vivo' (1986), de Gary Sherman, e 'A Lenda do Santo Bebedor' (1988), de Ermanno Olmi. Com 'Fuga de Sobibor', telefilme de Jack Gold, de 1987, venceu um Globo de Ouro como ator secundário.

Terror, ficção científica, ação, foram vários os géneros cinematográficos em que Rutger Hauer se moveu no cinema, tendo entrado, por exemplo, em 'Drácula 3D', 'Buffy', 'Batman Begins', 'Sin City' e 'Valerian'.

Em 2013 protagonizou 'RPG', longa-metragem portuguesa de ficção científica, realizada por David Rebordão e Tino Navarro.

Entre as suas últimas aparições no cinema está a participação em 'Os Irmãos Sisters', de Jacques Audiard.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório