Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

EUA abrem investigação a práticas comerciais dos gigantes tecnológicos

Os Estados Unidos abriram uma investigação à eventual ilegalidade das práticas comerciais de empresas tecnológicas, anunciou hoje o Departamento norte-americano de Justiça.

EUA abrem investigação a práticas comerciais dos gigantes tecnológicos
Notícias ao Minuto

23:44 - 23/07/19 por Lusa

Mundo Justiça

Em comunicado, o departamento de Justiça revelou que está a investigar o crescimento de grandes empresas tecnológicas no mercado internacional "e se envolveram práticas que prejudicaram a concorrência, impediram a inovação e prejudicaram os consumidores".

Embora não tenham sido nomeadas quaisquer empresas, a investigação poderá recair em "gigantes" responsáveis por motores de busca na internet, redes sociais e serviços como desenvolvimento de sistemas operativos.

O Departamento de Justiça quer "garantir que os norte-americanos têm acesso a mercados livres em que as empresas competem para oferecer os serviços que os consumidores desejam", refere o comunicado.

Atualmente, o negócio das redes sociais é dominado pelo Twitter e Facebook, a Amazon lidera a área do comércio eletrónico e a Apple e Android dominam no desenvolvimento dos sistemas operativos para telemóveis.

Da empresa Alphabet, o motor de busca Google, o correio eletrónico (Gmail) e o sistema de mapas a ele agregados têm uma posição dominante no mercado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório