Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Netanyahu diz que está ansioso para trabalhar com Boris Johnson

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, indicou hoje que está ansioso para enfrentar desafios comuns com o novo líder do partido Conservador, Boris Johnson, que vai suceder à primeira-ministra britânica Theresa May na quarta-feira.

Netanyahu diz que está ansioso para trabalhar com Boris Johnson
Notícias ao Minuto

18:53 - 23/07/19 por Lusa

Mundo Israel

"Sinceros parabéns de Jerusalém", escreveu Netanyahu na sua conta da rede social Twitter.

"Ansioso para trabalhar em conjunto, tanto para enfrentar os nossos desafios comuns como para aproveitar as oportunidades futuras", acrescentou o chefe do Governo israelita.

Boris Johnson também recebeu aplausos do líder do Movimento Kibutz de Israel que referiu num comunicado que o tempo do novo líder do partido Conservador como voluntário num 'kibutz' em 1984 "deixou-o com uma pequena memória de Israel".

Johnson visitou pela última vez Israel em 2017 como chefe da diplomacia britânica e é amplamente considerado como tendo uma visão solidária de Israel.

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Boris Johnson foi hoje declarado em Londres o vencedor da eleição para a liderança no partido Conservador, e vai suceder a Theresa May à frente do governo na quarta-feira.

Boris Johnson ganhou com 92.153 votos (66,3%), enquanto o outro candidato finalista, o atual ministro dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt, reuniu apenas 46.656 votos (32,7%).

O resultado é o desfecho de um processo que se prolongou por seis semanas e decidido pelo voto limitado a cerca de 160 mil militantes do partido Conservador.

Foi desencadeado pela renúncia de Theresa May à liderança do partido a 7 de junho devido à dificuldade em fazer aprovar no parlamento o acordo de saída para o 'Brexit' que concluiu em novembro com Bruxelas.

Boris Johnson só será nomeado primeiro-ministro pela rainha Isabel II após a demissão de Theresa May na tarde de quarta-feira, após o debate semanal com os deputados na Câmara dos Comuns.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório