Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Síria. Turquia e EUA reúnem-se para estabelecer "zona de segurança"

As autoridades turcas e norte-americanas começaram hoje a planear o estabelecimento de uma "área de segurança" no norte da Síria para criar uma zona tampão entre a fronteira turca e os combatentes curdos, anunciou Ancara.

Síria. Turquia e EUA reúnem-se para estabelecer "zona de segurança"
Notícias ao Minuto

17:11 - 23/07/19 por Lusa

Mundo Ancara

Segundo o Ministério da Defesa da Turquia, "as autoridades militares dos dois países começaram hoje em Ancara a trabalhar em conjunto na área de segurança que deve ser criada de forma coordenada no norte da Síria".

"Está previsto que as reuniões entre os responsáveis turcos e americanos continuem nos próximos dias", indicou o ministério em comunicado, sem adiantar mais detalhes.

A criação do dispositivo foi proposta em janeiro pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, numa altura em que Ancara ameaçou lançou uma ofensiva contra uma milícia curda apoiada por Washington.

De acordo com Ancara, Trump propôs criar, no norte da Síria, uma zona de vários quilómetros de distância da fronteira turca para separá-la dos territórios controlados pela milícia curda Unidades de Proteção Popular (YPG).

O anúncio do início das reuniões para avançar sobre este assunto ocorreu enquanto a Turquia ameaça lançar novas operações contra as YPG.

O exército turco já lançou duas ofensivas entre 2016 e 2018 no norte da Síria contra posições da formação armada curda YPG.

O Governo turco descreveu as YPG como um "grupo terrorista" devido aos seus laços estreitos com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), uma organização que tem realizado um sangrento combate de guerrilha contra Ancara há mais de 30 anos.

Contudo, as YPG são apoiadas por vários países ocidentais, como os Estados Unidos e a França.

Os combatentes curdos estão na vanguarda da luta contra os 'jihadistas' do grupo extremista Estado Islâmico (EI) na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório