Meteorologia

  • 15 OUTUBRO 2019
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 20º

Edição

Após polémica, Masterchef Austrália despede-se dos três jurados

Três jurados abandonam programa após 11 temporadas por não chegarem a acordo com canal. Decisão surge, porém, após polémica com George Calombaris, acusado de desrespeitar funcionários dos seus restaurantes.

Após polémica, Masterchef Austrália despede-se dos três jurados

É o fim de uma era para o programa de culinária mais conhecido (e com mais sucesso) do mundo. Matt Preston, Gary Mehigan e George Calombaris, os três jurados que avaliaram concorrentes ao longo de 11 temporadas, vão abandonar o programa.

"Depois de 11 temporadas sensacionais, deixamos um carinhoso adeus aos nossos jurados — Matt Preston, Gary Mehigan e George Calombaris. Durante mais de uma década, o MasterChef Austrália celebrou a comida australiana e realizou sonhos culinários de cozinheiros domésticos. Agradecemos ao Matt, ao George e ao Gary por terem feito parte deste impressionante legado MasterChef", pode ler-se na publicação feita através da página oficial de Facebook do programa.

De acordo com o Financial Times, a decisão terá acontecido por não se ter alcançado acordo comercial mútuo entre o programa e os jurados. A mesma acontece, porém, depois de vários sindicatos de trabalho australianos terem exigido o despedimento de George Calombaris, que era acusado de não pagar justamente aos colaboradores dos seus restaurantes.

A sua empresa, Made Establishment, foi inclusive multada na semana passada por se concluir que desrespeitava regras e éticas de trabalho com os colaboradores. Calombaris pagou uma indemnização aos funcionários e, quando a história se tornou pública, foi retirado de uma campanha promocional de turismo na Austrália Ocidental.

Nas redes sociais, há quem relembre o caso. "Excelentes notícias. Esperemos que tenha chegado ao final o sexismo flagrante e as práticas indutoras de stress em concorrentes, especialmente mulheres. O Calombaris não mostrou arrependimento genuíno pela forma como acumulou a fortuna, ao reter pagamentos a funcionários já mal pagos ao longo de 15 anos", escreveu um utilizador de Twitter.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório