Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

UE confirma reunião extraordinária sobre acordo nuclear do Irão

A União Europeia (UE) confirmou hoje a realização, no domingo em Viena, de uma reunião extraordinária da comissão conjunta do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla inglesa) para tentar salvar o acordo sobre o nuclear iraniano.

UE confirma reunião extraordinária sobre acordo nuclear do Irão
Notícias ao Minuto

14:55 - 23/07/19 por Lusa

Mundo Irão

A comissão será liderada por uma representante da chefe da diplomacia da UE e por responsáveis da China, França, Alemanha, Rússia, Reino Unido e Irão, tendo sido convocada a pedido de Paris, Berlim, Londres e Teerão para "examinar questões ligadas com a aplicação do JCPOA em todos os seus aspetos", segundo um comunicado da UE.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão já hoje tinha anunciado a realização de uma nova reunião extraordinária entre ministros dos países que compõem o acordo.

A reunião, que não conta com a presença dos Estados Unidos, vai decorrer um mês depois do último encontro na capital austríaca e num momento de crescente tensão na região do Golfo.

O acordo, negociado em 2015 e de que os Estados Unidos se retiraram em 2018, prevê uma limitação do programa nuclear iraniano em troca do levantamento das sanções internacionais contra o país.

O restabelecimento das sanções norte-americanas atingiu a economia iraniana provocando uma recessão.

No início de julho, Teerão anunciou o aumento do limite imposto às suas reservas de urânio enriquecido para 4,5%, e que ultrapassa o máximo autorizado pelo acordo (3,67%).

Para continuar a cumprir o acordo, o Irão exige dos parceiros, e sobretudo dos países europeus, a tomada de medidas eficazes que possam garantir os interesses de Teerão.

Para o Irão, os países europeus devem colaborar no sentido de ultrapassar os problemas provocados pelas sanções impostas pelos Estados Unidos, sobretudo no que diz respeito à venda de petróleo aos países estrangeiros.

Leia Também: Irão anuncia reunião extraordinária para salvar acordo de Viena

Recomendados para si

;
Campo obrigatório