Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

UE quer "trabalhar construtivamente" com Boris Johnson

A União Europeia (UE) quer "trabalhar de forma construtiva" com o próximo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, para se chegar a uma "saída ordenada" do Reino Unido, disse hoje o responsável europeu pelas negociações do 'Brexit', Michel Barnier.

UE quer "trabalhar construtivamente" com Boris Johnson
Notícias ao Minuto

13:13 - 23/07/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Ansiamos por trabalhar de forma construtiva com o primeiro-ministro Boris Johnson quando este tomar posse, para facilitar a ratificação do Acordo de Saída e chegarmos a um Brexit ordenado", disse Barnier, numa reação divulgada na sua conta na rede social Twitter.

"Estamos também prontos para retrabalhar a declaração negociada numa nova parceria em linha com as diretrizes do Conselho Europeu", salientou também.

O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Boris Johnson foi hoje declarado em Londres o vencedor da eleição para a liderança no partido Conservador, e vai suceder a Theresa May à frente do governo na quarta-feira.

Boris Johnson ganhou com 92.153 votos (66,3%), enquanto o outro candidato finalista, o atual ministro dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt, reuniu apenas 46.656 votos (32,7%). A votação foi desencadeada pela renúncia de Theresa May à liderança do partido a 07 de junho devido à dificuldade em fazer aprovar no parlamento o acordo de saída para o Brexit que concluiu em novembro com Bruxelas.

Boris Johnson só será nomeado primeiro-ministro pela rainha Isabel II após a demissão de Theresa May na tarde de quarta-feira, após o debate semanal com os deputados na Câmara dos Comuns.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório