Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Pelo menos 11 mortos em ataque com carro-bomba na Somália

Pelo menos 11 pessoas morreram e 15 ficaram feridas hoje na sequência de um ataque suicida com um carro bomba nas imediações de um posto de segurança do aeroporto internacional Aden Adde, em Mogadíscio.

Pelo menos 11 mortos em ataque com carro-bomba na Somália
Notícias ao Minuto

12:54 - 22/07/19 por Lusa

Mundo Mogadíscio

O ataque, que provocou uma grande explosão e uma coluna de fumo negro, aconteceu numa zona entre o hotel Afrik, que sofreu danos materiais, e a intersecção conhecida como K-4 na estrada que vai até ao aeroporto, na capital da Somália.

"Testemunhei a explosão e vi os cadáveres de 11 pessoas. A zona estava muito concorrida e havia gente que ia a entrar no aeroporto", a 1,2 quilómetros do lugar do ataque, disse à agência noticiosa EFE um agente da polícia, Ali Wiirow.

Cinco das vítimas mortais eram membros das forças de segurança, incluindo o responsável do posto de controlo, Hussein Aanka, da Agência Nacional de Inteligência e Segurança da Somália.

Wiirow adiantou que foram contabilizados 15 feridos, número confirmado por um funcionário, Mohamed Abshir, da clínica Barwaaqo, situada perto da interseção K-4.

As autoridades isolaram a área onde ocorreu o ataque, que provocou vários danos em veículos que passavam pelo local quando se deu a explosão.

À volta do aeroporto está aquela que é denominada como a "zona verde" de Mogadíscio, onde estão localizadas várias embaixadas estrangeiras, funcionários da ONU e a Missão da União Africana na Somália, entre outras instituições.

Até ao momento, o ataque ainda não foi reivindicado por qualquer grupo.

O grupo 'jihadista' Al Shabab realiza frequentemente este tipo de ataques na capital do país e um dos ataques mais graves realizado pelo grupo foi no dia 12 julho na cidade portuária de Kismayo, no sul do país, onde morreram pelo menos 26 pessoas, incluindo dois norte-americanos, um britânico e um canadiano e de onde resultaram mais de 50 feridos.

O grupo Al Shabab, que pertence desde 2012 à rede terrorista Al Qaeda, controla parte do centro e do sul do território da Somália e luta com o objetivo de instaurar o Estado Islâmico no país.

A Somália vive num estado de guerra e caos desde 1991, quando o ditador Mohamed Siad Barre foi derrubado, o que fez com que o país ficasse sem um governo efetivo e nas mãos de milícias radicais islâmicas, senhores de guerra e gangues de criminosos armados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório