Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Irão condena à morte 17 alegados espiões da CIA

As autoridades iranianas garantem ter descoberto um grupo de espiões da agência norte-americana. É o mais recente desenvolvimento na escalada de tensão entre Teerão e Washington.

Irão condena à morte 17 alegados espiões da CIA
Notícias ao Minuto

09:19 - 22/07/19 por Fábio Nunes

Mundo EUA/Irão

O governo iraniano afirma que descobriu um grupo de alegados espiões da CIA e anunciou esta segunda-feira que alguns dos suspeitos detidos já foram condenados à morte, uma informação que está a ser avançada pela televisão estatal iraniana.

O canal leu um comunicado do ministro da Informação iraniano, Mahmoud Alavi, que adianta que os alegados espiões estavam "empregados no setor privado em áreas sensíveis e vitais da economia, do desenvolvimento nuclear, infraestrutural, militar e da cibersegurança... nas quais reuniram informação confidencial". 

Os suspeitos foram detidos ao longo dos últimos meses e um elemento do Ministério da Informação realçou, numa conferência de imprensa, que estes alegados espiões da CIA não foram bem sucedidos nas suas missões de sabotagem. 

No mês passado, o Irão afirmou que expôs uma grande rede de ciber-espionagem que alegadamente era dirigida pela CIA. Não se sabe, no entanto, se estas detenções estão relacionadas com essa rede exposta em junho. 

Este é o mais recente episódio na escalada de tensão entre Teerão e Washington, que tem marcado as últimas semanas.

[Notícia atualizada às 9h49]

Leia Também: Londres marca reunião de crise por causa de petroleiro capturado por Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório