Meteorologia

  • 21 AGOSTO 2019
Tempo
29º
MIN 27º MÁX 30º

Edição

Idosa lança livro depois de aprender a ler e escrever aos 70 anos

Maria Silva contou com a ajuda do neto.

Idosa lança livro depois de aprender a ler e escrever aos 70 anos

Apesar da idade avançada, Maria Silva não deixou de sonhar e de lutar pelo que realmente deseja. Depois de quase sete décadas de analfabetismo, a brasileira, que mora em Curitiba, decidiu aprender a ler e escrever e ainda lançar um livro.

Ao site brasileiro G1, Maria, de 70 anos, conta que o incentivo do neto Felipe, ainda adolescente, foi muito importante para dar este passo.

“Tudo começou quando ele entrou na escola. Ele voltava das aulas, queria ajuda, mas eu não sabia escrever nem ler. Até que ele decidiu dar um jeito”, revela a idosa.

Certo dia, ao passar por uma escola de adultos, Felipe chegou a casa e sugeriu que a avó se inscrevesse. No início Maria não queria matricular-se mas, depois de alguma insistência, o neto lá a conseguiu convencer.

A idosa conta que no início não foi fácil pois, apesar da idade avançada, ainda continua a trabalhar, mas não desistiu. Hoje já não quer outra coisa.

“Agora gosto tanto que vou para a escola e quando chego a casa ainda fico a ler ou a escrever até me dar sono e adormecer”, conta.

A história de Maria deu a volta ao Brasil e chegou até uma editora. A agora estudante foi desafiada a escrever um livro sobre as suas memórias e assim o fez. ‘O Saber da Maria’ tem 111 páginas e além das histórias de vida da brasileira, tem também relatos de superação.

Mas Maria, que tem nove filhos e um neto, não quer ficar por aqui. “Agora quero tirar carta, aprender a conduzir, quero entra na faculdade”, revela.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório