Idosa lança livro depois de aprender a ler e escrever aos 70 anos

Maria Silva contou com a ajuda do neto.

Notícia

© DR

Natacha Nunes Costa
21/07/2019 16:06 ‧ 21/07/2019 por Natacha Nunes Costa

Mundo

Brasil

Apesar da idade avançada, Maria Silva não deixou de sonhar e de lutar pelo que realmente deseja. Depois de quase sete décadas de analfabetismo, a brasileira, que mora em Curitiba, decidiu aprender a ler e escrever e ainda lançar um livro.

Ao site brasileiro G1, Maria, de 70 anos, conta que o incentivo do neto Felipe, ainda adolescente, foi muito importante para dar este passo.

“Tudo começou quando ele entrou na escola. Ele voltava das aulas, queria ajuda, mas eu não sabia escrever nem ler. Até que ele decidiu dar um jeito”, revela a idosa.

Certo dia, ao passar por uma escola de adultos, Felipe chegou a casa e sugeriu que a avó se inscrevesse. No início Maria não queria matricular-se mas, depois de alguma insistência, o neto lá a conseguiu convencer.

A idosa conta que no início não foi fácil pois, apesar da idade avançada, ainda continua a trabalhar, mas não desistiu. Hoje já não quer outra coisa.

“Agora gosto tanto que vou para a escola e quando chego a casa ainda fico a ler ou a escrever até me dar sono e adormecer”, conta.

A história de Maria deu a volta ao Brasil e chegou até uma editora. A agora estudante foi desafiada a escrever um livro sobre as suas memórias e assim o fez. ‘O Saber da Maria’ tem 111 páginas e além das histórias de vida da brasileira, tem também relatos de superação.

Mas Maria, que tem nove filhos e um neto, não quer ficar por aqui. “Agora quero tirar carta, aprender a conduzir, quero entra na faculdade”, revela.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas